sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O que é o Turismo de Aventura?

  

De acordo com a norma ABNT NBR 15500 (Turismo de aventura — Terminologia), as atividades de turismo de aventura são "atividades oferecidas comercialmente, usualmente adaptadas das atividades de aventura, que tenham ao mesmo tempo o caráter recreativo e envolvam riscos avaliados, controlados e assumidos".


Desta definição, alguns desdobramentos podem ser realizados para um melhor entendimento de sua abrangência:

Trilha na região de Teixeira - PB
Em primeiro lugar, o que vem a ser uma "aventura"? No documento "Turismo de aventura: orientações básicas", do Ministério do Turismo, temos o seguinte: "A palavra aventura – do latim adventura – o que há por vir, remete a algo diferente. Neste conceito, consideram-se atividades de aventura as experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafio, riscos avaliados, controláveis e assumidos que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer; superação, a depender da expectativa e experiência de cada pessoa e do nível de dificuldade de cada atividade".


Neste sentido, o Ministério do Turismo exclui as atividades competitivas do Turismo de Aventura (ainda que venham acompanhadas do adjetivo "aventura", por exemplo: corridas de aventura), considerando-as como Turismo de Esportes.


Continuando a análise da definição de Turismo de Aventura, temos o componente "caráter recreativo". O termo recreação tem um significado amplo e pode ser entendido como qualquer atividade que o homem realiza na busca de satisfação física ou espiritual. Se há interação com o meio, diz-se que é uma recreação ativa e se as atividades forem contemplativas, temos a recreação passiva.


Por fim, a NBR 15500 finaliza com "riscos avaliados, controlados e assumidos".


Jodrian iniciando a Tirolesa
"Vôo do Gavião",
na Chapada dos Veadeiros
Risco é a "Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento ou exposição(ões) perigosa(s) com a gravidade da lesão ou doença que pode ser ocasionada pelo evento ou exposição(ões)" (OHSAS-18001:2007). Ou seja o risco envolve dois componentes que se combinam: a possibilidade de uma ocorrência perigosa com as conseqüencias que podem decorrer se esta ocorrência se concretizar.

A atividade do turismo de aventura pressupõe uma avaliação, isto é, a identificação do risco e julgamento sobre sua gravidade, o controle - mediante ações, informações e equipamentos adequados e o consentimento livre e esclarecido dos participantes.

2 comentários:

  1. Vc é professor de turismo??? especializado em turismo de aventura??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ministro aulas para turmas de cursos de turismo. O Turismo de Aventura não é uma área de minha especialização acadêmica. É, antes de tudo, uma paixão.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...