segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rastreador Pessoal SPOT

Na viagem ao topo do Monte Roraima, em novembro de 2010, utilizei pela primeira vez o SPOT Satellite GPS Messenger através de indicação de meu amigo Ricardo Barbosa que usou o equipamento na Regata Recife-Fernando de Noronha. Relato aqui algumas informações e impressões.


 
O equipamento em si é um rastreador pessoal, leve (150g) e robusto, alimentado por 3 pilhas tipo AAA, que permite enviar mensagens pré-programadas para qualquer e-mail ou celular cadastrado pelo usuário. Desta forma, seu caminho pode ser acompanhado por quem você desejar, mesmo em áreas sem cobertura celular, uma vez que a comunicação é baseada na rede de satélites SPOT. Até 10 contatos podem ser adicionados para receber suas mensagens a partir das funções Estou aqui!, SPOT-me e Ajuda. Mensagens diferentes para cada função podem ser programadas e modificadas sempre que quiser acionando sua conta na web.

Para a ida ao Monte Roraima, além da mensagem de ajuda “Estamos em dificuldades. Entrar em contato com a Roraima Adventures” (que foi a operadora da trilha de 8 dias), cadastrei as mensagens “Estou Aqui” (para a qual eu pressionava o botão respectivo a cada 2 horas) e “Acampamento” (para o botão “SPOT ME”. Neste caso quem me acompanhava sabia que eu não enviaria mais sinais até nova movimentação.

Bom, além de manter as pessoas informadas da sua posição, as funções Ajuda e SOS podem salvar as pessoas. A função Ajuda deve ser usada quando se estiver precisando de ajuda, mas que não necessite de um resgate ou envolva risco de vida. Esta função é indicada para avisar a amigos e/ ou familiares que precisa de assistência. A função SOS deve ser utilizada numa eventual situação de risco para que os serviços locais de emergência sejam acionados. Com base em sua exata localização e em informações pessoais, o Centro de Atendimento de Emergências notificará seus contatos cadastrados e as autoridades públicas locais informando a necessidade de resgate. Não fiz o teste e (felizmente) não precisei usar estes recursos. Na versão 2, o SPOT vem com abas que protegem os botões desta versão contra acionamento indevido.


Na época comprei o meu diretamente pelo site da empresa, mas aparentemente agora a compra deve ser feita na rede de revendedores autorizados. Está custando R$ 499,00.

Ok, a compra foi fácil, mas não posso dizer o mesmo do processo de ativação da conta. Um verdadeiro parto. A seqüência de telas de cadastro não é complicada, mas o sistema travava a todo o instante. Apesar da atenção dispensada pelo 0800 da empresa, as possíveis causas e soluções chegavam a ser hilárias, tipo: trocar o browser do internet Explorer para o Mozilla, que aliás fiz e não deu certo, usar um cartão apenas com a função crédito (sem débito)! e por aí vai. Depois de trocentas ligações e anotações de números de protocolo, me passaram um código promocional para inserir em uma das telas e daí funcionou. Só tive umas 3 horas para testar o equipamento, configurar o perfil e viajar para Roraima. Confesso que não tinha certeza se tudo ia funcionar bem. Espero que esses problemas de sistema estejam resolvidos pela empresa agora.

A posição pode ser acompanhada facilmente pelo link que é gerado no perfil que você cadastra. O nível de detalhe da imagem será aquel disponível no Google Earth/Google Maps.

Posicionado em uma das alças da mochila, não causou nenhum incômodo durante as trilhas. Tampouco me preocupei com chuvas finas ou umidade, uma vez que o equipamento é a prova d’água até uma profundidade de 1 metros por 30 minutos.
Sem dúvida um equipamento necessário para viagens a áreas remotas.

O site da empresa (http://la.findmespot.com/pg/) possui informações detalhadas, área de cobertura e o manual do equipamento para consulta.

4 comentários:

  1. esse é o primeiro relato brasileiro que vejo sobre o spot. queria saber se funciona bem quando se esta em mata fechada ou com céu nublado. usou nestas situações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em céu nublado não houve nenhum problema, nas várias vezes que já usei. Com mata fechada o sinal se perde às vezes.

      Excluir
  2. É necessário pagar alguma mensalidade para se usar? Ou paga-se o preço do aparelho e consegue ser rastreado sem mais custo algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nando
      É necessário pagar uma anuidade. Atualmente custa R$ 229,00

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...