sexta-feira, 1 de abril de 2011

Light and Fast

Leve e rápido. Esses são parâmetros que devemos considerar seriamente no planejamento das atividades de aventura. É claro que não precisamos necessariamente ir rápido, mas um peso menor significa mais conforto, mais agilidade e melhor uso de nossa energia, o que não é pouco. Um ou dois quilos a menos na bagagem fazem muita diferença em trilhas mais extensas, em escaladas, no cicloturismo, etc.

Ok, mas o que devemos ter em conta para reduzir o peso? A primeira preocupação deveria ser com o próprio corpo. Reeducação alimentar ou dietas adequadas, que promovam a perda daqueles quilinhos indesejáveis trazem benefícios importantes para a musculatura e articulações e só depende de nós mesmos.

Em seguida temos os equipamentos e aí cabem algumas considerações:

1) Não se deve deixar de levar (e usar) equipamentos cuja ausência possa comprometer a segurança. É lógico que levar capacetes, coletes, cordas, mosquetões, kit de primeiros socorros, etc. pesa na mochila, mas isso não deve ser desculpa para realizar atividades sem segurança.

2) Planeje cuidadosamente o que levar antes de cada aventura. Conheça as características do ambiente e atividades que você irá encarar:

- como estará o clima?
- haverá água disponível?
- existem pontos de abastecimento de suprimentos próximos às áreas de atividades?
- quanto tempo irá durar o percurso?
- será possível lavar a roupa ao longo da viagem? 

Respostas a questões como essas ajudam a selecionar o material a ser levado.

3) Refletir sobre o que  foi realmente necessário depois de cada aventura. Faça uma análise sobre quais itens de sua tralha foram desnecessários. Com a prática, vamos adquirindo experiência na seleção mais adequada do que levar nas próximas viagens.

4) Pesquise alternativas para seus equipamentos e insumos. Novos materiais, novas soluções de design e muita criatividade vem trazendo soluções mais leves em todos os tipos de equipamentos e insumos. Como exemplo simples, vejam as diferenças nas opções de talheres para camping:


     O 1o. conjunto, de aço, pesa 153g. O de número 2, de plástico, pesa 39g e o terceiro, que integra todas as funções em uma única peça de plástico, pesa 10g. A diferença de 140g pode parecer pouco, mas estamos falando de apenas 1 item de equipamentos.

     Na área da alimentação temos ótimas soluções para reduzir a massa: comidas liofilizadas, repositores eletrolíticos e energéticos em pastilhas efervescentes, etc. 

     O vestuário também tem evoluido bastante com tecidos técnicos que acrescentam funcionalidades à leveza.

5) Verifique o que pode ser compartilhado com seu grupo. Comida, medicamentos, equipamentos para cozinhar, barracas, etc. podem ser divididos entre os membros de sua expedição.

6) Reduza quantidades usando embalagens menores e mais leves. Shampoos, sabonetes, protetor solar, pasta de dentes, entre outros, não precisam ir nas embalagens originais. Avalie a quantidade que você realmente precisará e distribua em recipientes menores ou compre versões "mini". Troque embalagens de vidro por embalagens plásticas.

2 comentários:

  1. Jodrian, o post é excelente. Tenho que seguir a ultima dica., Vou ver que produtos eu devo encontrar no caminho e levar pouco deles. O que nao tiver por la, levo inteiro. Acho que o que ta pesando mais msm é a necessaire.
    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Jackie/Rômulo
    Obrigado pelos comentários. Vamos aprendendo e tentando conciliar o conforto/segurança com o peso. É uma arte ..heheheh. Sucesso prá vocês.
    Jodrian

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...