segunda-feira, 23 de maio de 2011

Escrevendo um Diário de Viagem

Atualizando o diário durante o
Caminho à Santiago de Compostela
Já comentei antes que um dos aspectos fundamentais nas viagens é valorizar as experiências e embora isso seja algo que está associado aos sentidos, uma prática racional ajuda a perpetuar o que vivemos: escrever um diário de viagem.

Não se trata de nada inovador, mas vejo que muitos não se dão ao trabalho de fazê-lo e fico imaginando se suas memórias permitirão revisitar bons momentos depois de alguns anos.

Não há, é claro, nenhuma receita de como elaborar um diário de viagem, uma vez que é uma prática essencialmente pessoal. Desta forma, adapte as dicas a seguir conforme sua conveniência e estilo.

Como faço

- Uso cadernetas pequenas para escrever à mão. Ok, vivemos na era eletrônica e os smart phones poderiam ser mais eficientes, mas acho que escrever e desenhar no papel ajuda-nos a refletir melhor sobre o assunto. Pensamos mais antes de registrar alguma coisa que simplesmente não iremos "deletar" com um clique.
- Procuro atualizar o diário assim que for possível. Aproveito o dia chuvoso na barraca, a espera do ônibus, trem ou avião. Muitos detalhes vão sendo superpostos à medida que avançamos em uma viagem e aí já viu: "como era mesmo o nome daquele riacho que passamos?"
- Protejo o caderno e a caneta em alguma embalagem impermeável
- Misturo os dados (nomes de lugares, tempos e distâncias das caminhadas, etc.) com impressões pessoais.
- Leio anotações antigas. É interessante ver como algumas percepções mudam com o passar do tempo.

Os Moleskines

É óbvio que você pode registrar suas anotações em qualquer meio prático, mas não dá para falar em diários de viagem sem mencionar os Moleskines.
Recentemente comecei a usá-los. São práticos, leves, discretos e com ótima qualidade. Consta que personalidades como Vincent Van Gogh, Pablo Picasso e Ernest Hemingway utilizavam estes cadernos que viraram um clássico. É uma pena que não sejam facilmente encontrados no Brasil.

Quem não encontra um Moleskine, pode fazer uma adaptação: ver artigo neste link

Atualizado em 30/05/2011 para acréscimo de informações

2 comentários:

  1. Jodrian, também não troco o velho costume de escrever por nenhuma tecnologia. Ótimas dicas!
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cris!! Acredito que escrever manualmente e usar as tecnologias trazem benefícios complementares. A escrita à mão nos faz refletir melhor ao forçar a concentração e a memória um pouco mais, o que acaba consolidando nossas experiências de viagem com mais intensidade. A partir daí, a tecnologia organiza melhor os escritos.
      Abraço,
      Jodrian

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...