terça-feira, 19 de julho de 2011

“Umas Tanto, Outras Nada”

Atendendo ao tema proposto por Cláudia  (vejam depois no twitter com a hashtag #1tanto1nada), uma breve reflexão sobre esse que é um dilema de todos os viajantes freqüentes e inveterados.

É uma decisão que tem algumas variáveis importantes, como conveniência, orçamento, tipo de atrativos locais e tempo disponíveis, mas acredito que a motivação para voltar a uma cidade se deve primeiramente à qualidade das experiências que tivemos no lugar. Afinal de contas, as experiências são a essência do ato de viajar e o retorno do capital investido na viagem. Então, o que vivemos e sentimos em um lugar nos faz desejar voltar lá. 


A hospitalidade de seu povo, a qualidade da comida, a beleza das paisagens, estar em locais onde eventos históricos aconteceram, participar de festas locais, tudo que faz bem aos sentidos nos leva de volta, ainda que em pensamentos.

Por outro lado, há tantas novas opções para se escolher, tantos novos lugares para aventuras, que acabamos deixando o retorno para uma outra oportunidade (quem sabe um dia....). Neste sentido, no campo do Turismo de Aventura, acredito que é pouco provável repetir as mesmas atividades, mas podemos muito bem voltar a um destino para novas experiências.


Minha lista particular para um possível retorno inclui:

Santiago de Compostela - realizando uma rota diferente
    
Chapada Diamantina

Machu Picchu (desta vez fazendo a trilha Inca)
Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, 
desta vez para fazer escalada
Nota: uma compilação dos resultados desta blogagem coletiva pode ser visto no Blog 
SundayCooks


2 comentários:

  1. Quero retornar a Chapada Diamantina e também ao Perú (dessa fez para fazer a trilha até Choquequiraw passando por Machu Picchu, numa média de 08 dias).

    Qualquer coisa podemos nos organizar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...