domingo, 14 de agosto de 2011

7 motivos para se aventurar com filhos

Rafting em família, no Rio Manso,
próximo a Bariloche 
Aproveitando o Dia dos Pais, uma pequena lista de motivos pelos quais acredito que uma aventura com os filhos vale a pena:

1) Tempo de convívio - No nosso dia-a-dia cada vez mais corrido, o convívio vai sendo reduzido a golpes de compromissos diversos na agenda dos pais e dos filhos. Fazer uma travessia de vários dias ou uma trilha de um dia apenas, aproxima e reforça os laços entre pais e filhos.

2) Conhecimento mútuo - Você sabia que seu filho gosta de desafios? Seus filhos sabem que você tem receio de altura? A forma de encarar as várias situações de uma aventura revela muitas características de comportamento (forças e fraquezas) que não percebemos no cotidiano. Pais e filhos irão se conhecer melhor quando fizerem aventuras juntos.



3) Oportunidade para ensinar e aprender valores - O exemplo é sempre mais didático que a teoria. Então, por que não aproveitar as experiências de uma aventura e discutir sobre valores importante para a vida? Preservação ambiental, espírito de equipe, perseverança, foco em objetivos, tolerância, organização e tantos outros podem ser bem explorados.

4) Viver bons momentos - A sensação de compartilhar os bons resultados de uma aventura em conjunto é muito bom. Completar uma travessia, chegar ao topo, descobrir uma cachoeira, tudo é motivo para rir em família...

No Vale do Pati
5) Superar dificuldades - Às vezes, alguma coisa pode não sair como planejado. Já vivemos situações onde um machucado ou um cansaço extremo foram melhor superados com o apoio da família, que aumenta a confiança e traz força para superar este tipo dificuldades

6) Compartilhar recursos - do ponto de vista prático, mantimentos, barracas, conjunto de primeiros socorros e outros itens podem ser otimizados nas atividades em família.

7) Perpetuar a prática de atividades ao ar livre - Se seus filhos gostarem das atividades outdoor, provavelmente vão transmitir este gosto aos seus netos e os benefícios vão sendo repassados geração a geração

2 comentários:

  1. É isso aí pai, nossas aventuras juntos sempre foram palco de grandes lições. Aprender a superar e a respeitar os outros aventureiros, diminuindo meu estilo "afoito", foram uns dos varios valores que aprendí nessas trilhas aí. Só acho que o senhor deveria me levar mais para essas expedições.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Valeu Yan!. Sua companhia é sempre muito boa. Aprendo muito com você também. É bom ver que o "virus" do gosto pra atividades ao ar livre está bem inoculado em você..Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...