quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Avaliação pós-viagem

Uma frase de Marcelo Guidi, na edição 165 da Revista Aventura & Ação, me fez refletir sobre os momentos pós-viagem, nos quais ficamos "digerindo" as experiências pelas quais passamos: "Tudo que surge repetidamente em nossa mente costuma reservar-nos um ensinamento que ainda não conseguimos desvendar"

Por outro lado, uma avaliação em retrospectiva é fundamental para o aprendizado. Daí, acredito que vale a pena reservar um momento e analisar mais objetivamente os resultados das viagens. Entre as perguntas que podem ser feitas:

- Os objetivos da viagem foram atendidos?
- O planejamento foi adequado, sem ser rígido demais?
- Quais itens na bagagem foram desnecessários?
- O valor orçado foi compatível com o valor realmente gasto?
- A sequência de viagem foi adequada para o tempo disponível?
- O período escolhido foi adequado?
- Quais foram as melhores experiências?
- O que visitaríamos, se voltássemos ao mesmo local?
- Quais lições: o que fizemos de bom? (o que recomendaríamos?) e o que devíamos ter evitado?
- Você se divertiu? (sugerido por @blogfinestrino - veja nos comentários deste post)


Procuro anotar algumas destas reflexões ainda no diário de viagem (veja post neste blog), durante o percurso de volta.

Ainda que nenhuma viagem seja igual, o exercício desta avaliação certamente ajudará a planejar as próximas. Responder a estas questões também nos leva a revisitar os lugares, lembrar das situações e manter a memória viva.

E claro, se você tiver um Blog de viagens, trará mais informações a serem compartilhadas.

4 comentários:

  1. E quanto a avaliação imediata pós uma viagem. mesmo depois da recuperação do cansaço das trilhas, a endorfina continua percorrendo nosso corpo nos fazendo idiota de tanto pensar o quanto deu certo, o quanto foi legal, o quanto VALEU A PENA. =]
    A sensação de CONSEGUI, é sempre a mais gratificante.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, concordo plenamente. Além do emocional, também precisamos ter consciência de algumas questões, digamos, operacionais.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o mai importante é: você se divertiu?

    Claro que sempre bate aquilo, achei que seria melhor/pior... ou, gostei tanto de tal lugar que voltaria e vou recomendar... mas o fato é que o importante mesmo, independente do dinheiro e do orçamento, é se no final você teve um bom momento na viagem.
    As vezes a cidade nem é tudo aquilo, mas a companhia era ótima e riu muito. De repente choveu todo dia, mas foi engraçado e pode conversar com alguém bacana.

    Acho que é o momento que mais vale a pena considerar, até porque um lugar pode ter sido ótimo pra você e péssimo pra outra!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Anna
    Concordo. Esta é uma pergunta muito pertinente para a avaliação pós-viagem (acrescentei ao post). Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...