sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Carregador Solar Green Line - Guepardo

No final de 2011, recebi gratuitamente da Guepardo, 3 equipamentos. Não houve nenhum pedido implícito ou explícito para divulgá-los e me sinto à vontade para fazer o review de um desses equipamentos aqui no blog.

Trata-se do Carregador Solar Green Line. A utilidade óbvia é dispor de energia para os equipamentos eletrônicos, principalmente onde houver dificuldade ou impossibilidade de acesso a outras fontes de energia. Em locais isolados da civilização - como o Monte Roraima, onde fui em 2010, por exemplo. Naquela ocasião, levei uma bateria reserva para a máquina fotográfica, mas confesso que fiquei torcendo e economizando para não ficar na mão durante a viagem.

O equipamento

O Carregador Solar Green Line é compacto, medindo 13,7cm x 7,9cm x 2,4cm e com peso de 560g. Possui 4 opções de voltagem de saída: 4.5, 5, 6.3 e 9v e é acompanhado de vários conectores para diversos equipamentos, incluindo iPod. O aparelho também dispõe de um led, que pode ser usado como uma mini-lanterna.

O princípio de funcionamento é comum a equipamentos desta natureza: a energia luminosa, ao incidir nos 2 painéis com células fotovoltaicas é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria interna do equipamento.


Testes

O carregador pode ser alimentado na rede de energia elétrica antes da viagem, de forma que o usuário já poderá sair com uma carga completa na bateria e usá-la quando precisar. Os primeiros testes que realizei foram conduzidos após carregar completamente o aparelho:

Equipamento Capacidade da bateria Tempo de carga Observações
Celular Galaxy Samsung SII GTI9100 1650 mAh 5h A bateria do celular chegou até 98% da carga, esgotando completamente o carregador. Usado adaptador USB do telefone
Pilhas recarregáveis de Ni-MH tamanho AAA 850 mAh 4h Testamos a carga das pilhas com um multímetro digital, antes e após os testes. O Green Line ainda manteve carga residual

 Carregando o Galaxy Samsung SII 

A segunda fase foi realizada com o aparelho previamente descarregado e posteriormente colocado sob a luz solar por 3 horas e aplicando ao Galaxy Samsung SII. Em 20 minutos, o celular ficou com 6% de carga, suficiente para algumas ligações.

O que pode ser melhorado:

- Incluir um adaptador do tipo Micro USB, compatível com equipamentos tais como o Galaxy SII da Samsung e vários outros. Para o teste, usamos o cabo que veio com o celular.
- Avaliar a possibilidade de modificar o circuito eletrônico, de forma a permitir um carregamento mais rápido da bateria interna, através da rede de energia elétrica. Nos testes que fizemos, partindo da bateria descarregada, o tempo gasto foi mais de 30h para uma carga completa.
- Incluir uma bolsa para ajudar a proteger o equipamento durante as viagens.
- Incluir algum sistema com clip ou alça que possa mantê-lo aberto, preso à mochila. Assim, a carga através do sol poderia ser feita durante as caminhadas. Com um estojo de capa plástica transparente, fiz uma adaptação e creio que servirá bem.

Estojo transparente com o carregador aberto

Conclusão

O equipamento cumpre sua finalidade de dispor de uma alternativa para carga de equipamentos elétricos em áreas remotas e certamente é de grande valia em situações de sobrevivência. Em trilhas mais curtas, porém, é mais prático levar baterias de reserva.

6 comentários:

  1. você é o cara jodrian, gostei da ideia da bolsa transparente!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post Jodrian!

    Também achei bem interessante o carregador solar da Guepardo! Fiz alguns testes e funcionou legal!

    Abs,
    José Henrique

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, Para mim os carregadores solares da Brunton e da Guepardo são dos melhores no mercado.

    Abs,
    Miguel Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Miguel. Ainda não conheço os da Brunton. Boa dica.

      Excluir
  4. Jodrian
    É possível usar um aparelho conectado ao carregador enquanto ele carrega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sato,
      Sim, é possível usar e carregar ao mesmo tempo. Lembro que, atualmente, há uma versão mais nova deste equipamento (que ainda não utilizei): http://www.guepardo.net/web/produto/linha-green-line/carregador-solar-portatil-pocket

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...