domingo, 8 de abril de 2012

Rafting em família no Rio do Peixe

 Equipe Mango. 
O termo rafting tem origem na palavra inglesa "raft", que significa "balsa". Portanto, é uma atividade que consiste em descer um rio com corredeiras em uma balsa. Como se trata de uma atividade em equipe, é ideal para praticá-la em família, uma vez que o desempenho depende totalmente do conjunto.

Já havíamos feito rafting no Rio Manso, em Bariloche e surgiu mais uma oportunidade de praticar a sincronia, o ritmo, a cooperação e, claro, muitas risadas, no Rio do Peixe, em Socorro (SP). Literalmente, vivenciamos a experiência de estar em um mesmo barco, onde todos precisam atuar em sintonia.


Começamos com o briefing em terra, onde o instrutor repassa os comandos básicos: Frente, ré, ré à direita, ré à esquerda, segura, piso, parar, etc. Nada muito complicado, mas necessário para que se possa realizar o passeio. Nos equipamos e tão logo chegamos na água, os comandos foram repetidos dentro do bote.

Briefing  Equipados e prontos

Como era uma quarta-feira, apenas 2 botes desceram o rio, o que proporcionou um pouco mais de tranquilidade ao percurso e, consequentemente, maior chance de contemplar a natureza (nos finais de semana, ocorrem descidas com mais de 10 botes e a farra nas inevitáveis "guerras de água" - onde os participantes jogam água uns nos outros - deve perturbar um pouco a contemplação).

O Rio do Peixe atravessa municípios paulistas de Socorro, Lindóia e Itapira e é o principal afluente do rio Mogi-Guaçu. Infelizmente, o pequeno volume de chuvas deixou o nível do rio baixo nesta época do ano (abril), o que não nos permitiu fazer o percurso de 7 km, que havíamos planejado. Seguimos por 4 km, com trechos muito bonitos, atravessando pequenas e divertidas corredeiras, com direito à visão de 3 capivaras que nos observavam de uma das margens. Tecnicamente, o nível de dificuldade do rio vai de III a IV(+), em uma escala de I a VI.

Força nas remadas
Diversão pura !!

Mais corredeiras
Seguraaaa !!
Todas as fotos acima foram tiradas pelo pessoal da Rios de Aventura. Ao final do passeio, o CD com as fotos custa R$ 39,00.


Como chegar

Socorro, a 135 km da capital  é um dos municípios paulistas classificados como Estância Hidromineral, com pouco mais de 35 mil habitantes. A Viação Bragança faz o trajeto São Paulo - Socorro - São Paulo, com saídas e chegadas no Terminal Tietê (ver trajeto).

Alguns locais que recomendamos em Socorro:

- Sorveteria do Ademar. Com mais de 100 anos de tradição, que seduz anônimos e famosos. Chama a atenção as várias fotos do proprietário com artistas, mas o bom mesmo são os sorvetes de fabricação caseira.
- Pizzaria do Vigário
- Bar e Pub Lübeck - Prove o Chopp Lübeck, feito na região. Claro e leve.


Onde ficamos

Nos hospedamos na Pousada Ecológica Rio do Peixe. A pousada fica localizada em um terreno alto, com uma bela vista para as montanhas. Dispõe de 10 chalés, simples e confortáveis.


A Pousada fica bem localizada para realização das atividades de aventura, vizinha à base de algumas operadoras e no caminho para outros locais de aventura, como o Parque dos Sonhos.

O destaque da hospedagem foi a atenção e cordialidade da proprietária, Sra. Telma. Atendendo na Mercearia Rio do Peixe, que fica logo em frente à entrada da Pousada e onde se pode fazer compras para abastecer o chalé, Telma não poupou esforços para tornar nossa estadia a melhor possível. Telefonemas, contatos, recados, dicas, sempre prestativa. Recomendado, com certeza.

Estrada Socorro a Munhoz, Km 08 - Bairro Rio do Peixe
Tel: (19) 3855-7496

A prática do rafting

A prática do rafting no Rio do Peixe pode ser realizada por quem é iniciante. Para crianças, o limite mínimo é de 6 anos. É necessário que o participante vá de tênis ou sandália tipo papete (que possam ser molhados, obviamente) e leve roupas secas para troca na volta.

Contratamos o rafting com a Rios de Aventura, uma das operadoras de Turismo de Aventura da região. A empresa é certificada conforme a norma de gestão de segurança para turismo de aventura, a NBR 15331. A condução da atividade foi bem feita e os instrutores são divertidos e passam confiança na técnica.

Durante o percurso, as balsas são acompanhadas por caiaques, um no início e outro ao final da fila, trazendo mais segurança à atividade.

Entretanto, sentimos falta de um pouco mais proatividade em fornecer apoio para transportar os clientes até a base da empresa, que fica no Parque Monjolinho. Ainda mais, levando-se em conta que durante a semana o fluxo de visitantes é bem pequeno.

Outras operadoras de rafting de Socorro:

- Aui Mauê
- Kango Jango
- ProximAventura


Os outros posts sobre nossas aventuras em Socorro

Tirolesa Interestadual
Pedra Bela Vista com rapel de 98m

4 comentários:

  1. Que legal! somos loucos para fazer rafting,mas ainda não tivemos oportunidade!!!Parece ser bem legal e emocionante!!
    :D Otima semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena. É diversão garantida e uma boa interação com a equipe. Abraço e boa semana :-)

      Excluir
  2. Estou tão pertinho! Fiquei animada para fazer! Quem sabe em 2013 eu não crio coragem e vou! Feliz 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Luciana !
      Se anime e curta as várias atrações em Socorro. Grande abraço e excelente 2013!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...