domingo, 15 de janeiro de 2012

Turismo de Aventura precisa de Wi-fi grátis?

Monte Roraima - o isolamento é um
dos atrativos
Enquanto na área urbana, a disponibilidade de Wi-fi grátis, como forma de incentivar a divulgação dos destinos é considerada por muitos um atributo importante na escolha de hotéis, bares, cafeterias e outros equipamentos turísticos, a presença deste recurso no Turismo de Aventura não é uma unanimidade.

A discussão que tomou conta no twitter, motivada pela proposta inicial de Maurício Oliveira (@aventureiros) revelou uma questão básica associada às características do Turismo de Aventura, bem representada por @dicaseturismo: "Depende... Quanto de "Aventura" você quer?". A maior parte das discussões sobre o uso do Wi-fi grátis em atividades de aventura girou em torno da preservação do isolamento como um atributo importante neste segmento.

Alguns comentários que selecionei como exemplo das discussões:

- "Acho que só as atrações que tenham uma proposta mais "wild" não devem ter wi-fi." - @EuVoudeMochila
- "Wi-fi facilita a comunicação em parques, mas deve ser moderado para que não se perca a essência da viagem!" - @RogerioOnofre
- "Acho que o legal é se virar com os meios "rústicos", para ter uma experiência "wild" de fato!" - @EuVoudeMochila
- "Sou contra wi-fi em esportes de aventura e parques. Uma vez no lugar, o isolamento não é escolha, tem que ser um fato" - @destinodeviagem

A comunicação em tempo real, é claro, também foi mencionada: "uma bela foto postada real-time do atrativo tem muito mais apelo e emoção do que aquelas postadas a posteriori" - @ValenteFoz

Devemos nos lembrar, entretanto, que o segmento de Turismo de Aventura comporta diversos tipos atividades, de forma que identifico duas possibilidades:

a) Parques próximos a áreas urbanas - onde a atividade se sobrepõe à necessidade de isolamento, como é o caso de trilhas e escaladas na área urbana do Rio de Janeiro (ver relato da Trilha do Costão do Pão-de-Açúcar, de onde podemos ver grande parte da cidade e o fluxo dos aviões do Aeroporto Santos Dumont). Neste caso, o Wi-fi poderia ser disponibilizado totalmente. É óbvio que disponibilizar o recurso não implica no uso pelo turista, da mesma forma que ter cobertura de celular obriga ninguém a fazer e receber chamadas.

b) Em outras áreas, a disponibilidade de Wi-fi poderia ser restrita aos limites das áreas, como é o caso dos Parques Nacionais. Os visitantes poderiam acessar a internet para conferir previsões meteorológicas, tábuas de marés, mapas, etc. antes de ingressar em trilhas e na saída poderiam fazer divulgações e contatos, mantendo o isolamento no percurso.

O uso da internet via Wi-fi como recurso de segurança ao praticante poderia ser um atrativo a mais para justificar a disponibilidade em áreas mais isoladas. Atualmente, contudo, existem recursos mais eficientes, como rádios, telefones satelitais ou rastreadores como o SPOT

O que outros blogs escreveram sobre o tema:


A Gente Viaja Blogagem Coletiva defende wi-fi grátis
Andarilhos do Mundo Wi-fi Grátis #TurismoEmDebate
Aventuras e Expedições Turismo em Debate: A Importância do Wi-Fi Grátis
ClickFoz Wi-fi gratuito é tema de discussão no Twitter
Dicas e Roteiros de Viagens A Importância do Wi-fi Gratuito para o Turismo
Dicas & Turismo Wi-fi gratuita. O que temos a ganhar e o que temos a perder?
Eu Vou de Mochila A importância do Wi-Fi free
Outros Ares Turismo em Debate | Wi-Fi grátis X Mídia espontânea
Pelo Mundo Wifi free: por que a hotelaria ainda não entrou de verdade nessa até hoje?
Phototravel360º Conquistando seu cliente com Wi-Fi gratuito
Sem Destino Wi-Fi gratuito, uma necessidade básica do viajante
Trilhas e Aventuras Turismo em Debate - Wi-fi Grátis: Sim ou Não?
Viagem e Viagens Turismo em Debate | Wi-Fi Grátis
Viajando com Eles Importância da internet grátis para o crescimento do turismo no Brasil
Viajando com Pimpolhos Turismo em debate: a importância do wi fi gratuito para o Turismo brasileiro.
Viajar é tudo de bom!!! Blogagem coletiva: A importância do WI-FI gratuito em #turismoemdebate
Vida de Turista Turismo em debate: Internet wi-fi gratuita nos estabelecimentos turísticos

7 comentários:

  1. Ficou show o post, Jodrian!
    Parabens, isso vai dar o que falar.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maurício,
      O tema foi muito instigante e a idéia que você lançou do #Turismoemdebate vai dar o que falar ao longo de 2012, com certeza !!
      Abração

      Excluir
  2. Adorei o post pq o assunto me interessa. Tb tem a duvida se o wifi pode ser anti-ecológico e matar arvores. Pena que estou tão enrolada, não vou ter tempo de escrever meu post.
    abs
    Nivea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nívea
      Não sei se há algum estudo sobre o impacto do Wi-fi nos ecossistemas, mas acredito que nossas atitudes durante as trilhas e outras atividades de aventura têm um peso muito maior.
      Abraço

      Excluir
  3. Eu acho interessante ter sinal nos turismos de aventura, principais nos parques que possuem trilhas e tudo mais, seria mais uma opção de comunicação, e quem sabe, situação de resgate.

    Abraços,

    Érika Marques

    ResponderExcluir
  4. Acho que a wi-fi é só mais uma tecnologia que pode facilitar a vida de viajantes e aventureiros como tantas outras. A reclusão não deve ser imposta, mas sim uma escolha de cada um. Cada um viaja e curte seu tempo como gosta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...