sábado, 14 de abril de 2012

Um nome bem apropriado: Pedra Bela Vista

Nosso terceiro momento de aventura em Socorro (SP) foi em um local maravilhoso, que deve constar na agenda de todo visitante: a Pedra Bela Vista. Como o nome diz, do alto da pedra é possível ver um bonito horizonte com a sede do município e as montanhas próximas.
Visual do horizonte, a partir da Pedra Bela Vista

O local é administrado por uma empresa privada que, entre outras atividades de aventura, opera o maior rapel da região, com 98 m. Não podíamos deixar essa oportunidade passar em branco e fomos curtir o desafio.

"E meus 20 anos de boy...
that's over baby"
Como a empresa operadora possui a certificação conforme a NBR 15331, o processo como um todo é bem seguro. As 2 instrutoras fazem um briefing, seguido de um alongamento e um treino em uma pedra com 15m de altura, antes de partir para o rapel maior, não sem antes assinar o Termo de Conhecimento de Risco.


Treinando no rapel de 15m

Após o treino, rumamos para a área de descida do rapel, que fica bem próxima às instalações do local. Não é um percurso muito exigente tecnicamente, com uma descida bem tranqüila. Na maior parte, temos contato com a rocha (positivo) e a transição para o trecho em negativo também é suave.

Além dos equipamentos adequados (óbvio), a segurança é dada por uma ancoragem em 5 pontos e pelo apoio das instrutoras - uma desce antes e fica de prontidão para travar a descida em caso de emergência e outra nos acompanha durante a descida.



Preparativos para a descida 
Trecho em positivo


        Trecho em negativo

Depois vem a trilha de subida

Não há muitos ângulos bons para fazer fotografias na descida e agradeço a Yago e Rosana, que se esforçaram por uma trilha íngreme - a mesma que usamos para retornar à base - para conseguir as fotos acima. Daí, fica uma dica: peça a quem for fotografar para descer antes pela trilha lateral e procurar os melhor ângulos.

O Pôr do Sol

Finalizada a aventura, aguardamos o espetáculo diário do local, o Pôr do Sol. Finalzinho de tarde e todos se dirigem para a Pedra ou ficam nas mesas e varanda voltados para o oeste.

No que dia, as nuvens no horizonte pareciam não permitir um arrebol tão vibrante. Mas foi só o sol "cair" para o horizonte ser tingido de belas cores

A estrutura do local

A empresa Pedra Bela Vista mantém uma estrutura simples, mas muito bacana no local: restaurante com varanda, área de camping e mini-chalés (em ambos os casos, com pensão completa) e, além do rapel, opera trekking, passeios de quadriciclo e vôos de paraglider, mas é necessário agendar as atividades antes de vencer as estradas íngremes de barro batido, entre Socorro e a Pedra, para não correr o risco de ficar sem realizá-las.

Infelizmente um dos atrativos do local não foi realizado - o lual com pão assado na fogueira e voltamos para Socorro de carona com um grupo de simpáticos moradores de lá.

Os outros posts sobre nossas aventuras em Socorro

Rafting em família no Rio do Peixe (com informações sobre a cidade de Socorro e como chegar lá)
Tirolesa Interestadual

Um comentário:

  1. Bem legal! Gostei do relato, estou querendo conhecer a cidade há um bom tempo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...